FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

 

As estratégias podem ser classificadas podem ser classificadas das mais diferentes formas, as quais podem ajudar o administrador a se enquadrar em uma ou mais situações. Algumas das formas são:

 

Quanto à amplitude

           

§         Macroestratégias, que correspondem à ação que a empresa vai tomar perante o ambiente, tendo em vista a sua missão e propósitos, bem como o resultado do diagnóstico estratégico;

§         Estratégia funcional, que corresponde à forma de atuação de uma área funcional da empresa, normalmente relacionada ao nível tático da empresa (as estratégias funcionais podem ainda, ser classificadas em: estratégias de recursos humanos, produção, marketing e financeira);

§         Microestratégia ou subestratégia, que corresponde à forma de atuação a nível operacional, normalmente relacionada a um desafio, ou a uma meta da empresa.

 

Quanto à concentração

 

§         Estratégia pura, na qual se tem o desenvolvimento específico de uma ação numa área de atividade;

§         Estratégia conjunta, que corresponde a uma combinação de estratégias.

 

Quanto à qualidade dos resultados

 

§         Estratégias fortes, que apresentam grandes alterações ou de alto impacto para a empresa, são responsáveis por grandes mudanças;

§         Estratégias fracas, cujos resultados são mais amenos para a empresa.

 

Quanto à fronteira

 

§         Estratégias internas à empresa, tal qual como a reorganização para alterar a forma como a alta administração lidará com os funcionários da empresa. Esta tipo de estratégia pode sofrer restrições por parte dos administradores, pois uma estratégia deve fazer a interligação entre aspectos internos e externos da empresa;

§         Estratégias externas à empresa, que correspondem, como por exemplo, à novas descobertas sobre as possíveis ações de um concorrente, podendo assim a empresa antecipar-se as atitudes deste concorrente;

§         Estratégias internas e externas à empresa, proporcionam a interligação de aspectos internos e externos da empresa.

 

Quanto aos recursos aplicados

 

§         Estratégias de recursos humanos, em que o grande volume de recursos considerados refere-se ao fator humano;

§         Estratégias de recursos não humanos, em que existe predominância de aplicação de recursos materiais e/ou financeiros;

§         Estratégias de recursos humanos e não humanos, em que ocorre determinado equilíbrio entre os dois tipos de recursos aplicados.

§         OBS: Naturalmente, este tipo de classificação de estratégias pode ser enfocado para outros tipos de recursos básicos, a saber: equipamentos, tecnológicos, materiais e financeiros.

 

Quanto ao enfoque

 

§         Estratégias pessoais, que representam os valores, motivações, proteções contra o ambiente hostil, métodos de mudar o ambiente, técnicas para lidar com o pessoal e execução de tarefas pelo executivo;

§         Estratégias empresariais, que representam a ação da empresa perante seu ambiente. Esta classificação se confunde muitas vezes com macroestratégia.

 

Estratégias

Definições de Estratégias

Tipos de Estratégias